Gestão de Riscos e Controles
Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controle (CGRC)
O Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controle (CGRC) é um dos órgãos de assessoramento à Administração Central, cujo objetivo é implementar e supervisionar a Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal de Itajubá, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI). Sua composição, suas competências e seu funcionamento encontram-se disciplinados nos Arts. 317 até 331 do Regimento da Administração Central.
As competências e o funcionamento do Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controle composição encontram-se disciplinados nos Artigos 317 até 331 do Regimento da Administração Central.
Para acessar o Regimento da Administração Central, clique aqui.
O Comitê compreenderá a Administração Central, sendo composto pelo dirigente máximo da instituição e pelos dirigentes das unidades administrativas a ele diretamente subordinadas. No âmbito de cada órgão, seu dirigente será apoiado pelo respectivo Assessor Especial de Controle Interno.
Membros do CGRC (Arts. 323 e 324 do Regimento da Administração Central da Unifei):
I – Reitor, que o presidirá;
II – Pró-Reitor de Administração;
III – Pró-Reitor de Extensão;
IV – Pró-Reitor de Graduação;
V – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação;
VI – Pró-Reitor de Gestão de Pessoas;
VII – Diretor do Campus de Itabira;
VIII – Diretor de Tecnologia da Informação;
IX – Diretor de Relações Internacionais;
X – Secretário de Comunicação;
XI – Diretor do Centro de Educação.
As reuniões do Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controle estão registradas em atas.
Para acessá-las, clique aqui.
Gestão de Riscos
A Política de Gestão de Riscos da Unifei consiste em um documento norteador, que apresenta os conceitos, os princípios, bem como as diretrizes institucionais para implementação e acompanhamento da gestão de riscos na Universidade. A implementação adequada desta política junto às unidades acadêmicas e administrativas da Unifei pressupõe também um amadurecimento na cultura organizacional, a ser internalizada de forma sistemática, gradual e contínua.
Para acessar a Política de Gestão de Riscos da Unifei, clique aqui.
A atuação do CGRC é orientada pela Instrução Normativa 01/2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal, assim como pelo Decreto nº 9203/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Para acessar a Instrução Normativa 01/2016, clique aqui.
Para acessar o Decreto n° 9203/2017, clique aqui.
Paralelamente às matrizes de riscos, os órgãos do Comitê realizaram suas Análises SWOT, com o objetivo de auxiliar na direção das suas respectivas unidades e avaliarem as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para acessá-las, clique aqui.
O processo de gestão de riscos envolve diversas etapas para o gerenciamento, como: a análise de contexto, identificação, análise e avaliação dos riscos, cadastramento e revisão dos riscos, redação e monitoramento dos planos de tratamento de riscos e, por fim, a execução do relatório de gestão de riscos das ações de mitigação ou prevenção de riscos.
O cronograma e a descrição das atividades de gestão de riscos da Unifei podem ser visualizados no link abaixo:
A identificação do risco compreende o reconhecimento e descrição dos riscos relacionados a um determinado objeto de gestão (processo, projeto, objetivo estratégico, outros), envolvendo a caracterização de possíveis causas e consequências. Em seguida, com base nos critérios de impacto e probabilidade de ocorrência, deve-se ainda definir o nível do risco, a ser utilizado na etapa posterior de avaliação. Cada faixa de impacto e probabilidade será associada a um valor numérico específico, a depender da ferramenta adotada pela universidade. A multiplicação de tais valores fornece o nível de risco, que determinará a posição do evento na matriz de riscos (também chamado de mapa de calor).
De 13 a 17 de março de 2023, realizou-se na Unifei, uma oficina de gestão de riscos, voltada para gestores e assessores especiais de controle interno. A ação teve como objetivo capacitar os participantes na prática do processo de gestão de risco, de acordo com a política instituída na Unifei.
Para acessar os materiais, normativos e referenciais da oficina, basta navegar no link abaixo e selecionar a aba "Atividades"
Oficina de Gestão de Riscos Unifei - Turma 01 - 13 a 17 de março - Vespertino (2023)
Vídeos no YouTube da Oficina de Gestão de Riscos Unifei (Março de 2023)
Os documentos nesta seção contêm instruções práticas e orientações para os gestores de risco das Unidades no intuito de orientá-los sobre como utilizar o software Scopi para a gestão de riscos institucionais, especificamente quanto à etapa de registro de um risco, e proceder nas duas primeiras etapas do processo de gestão de riscos, sejam elas o Estabelecimento de Contexto e a Identificação e Análise de Riscos. Tais orientações subentendem a utilização, pelos gestores, da planilha que contém o inventário de riscos elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Institucional.
Orientações para uso do Scopi Gestão de Riscos – Versão 1
Unidades – Instrução para identificação de riscos usando o inventário
Em elaboração.
Os panoramas dos riscos institucionais da Unifei são apresentado nos Relatórios de Gestão de Riscos e Controles Internos anuais, segundo a metodologia definida na Política. Os documentos foram elaborados pela equipe de suporte administrativo ao Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controle da Unifei, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Institucional. Para acessar os Relatórios de Gestão de Riscos e Controles Internos, clique aqui.