Plano de Desenvolvimento Institucional
Versão Vigente
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento quinquenal da Unifei em que são definidos, de maneira estratégica, objetivos e metas, visando atingir os resultados esperados, considerando a realidade interna e externa da instituição, buscando a valorização do desenvolvimento humano, científico e tecnológico.
Resolução N°19/2023 – CONSUNI, Aprovação do Plano Estratégico Institucional (PEI), diponível no link.
Versões Anteriores
As versões dos documentos, monitoramentos e apresentações dos resultados dos PDI encontram-se abaixo.
Notícias
Mapa Estratégico
Os objetivos estratégicos e resultados-chave esperados para a Unifei no período de 2024 a 2028 foram definidos utilizando as metodologias Balanced Scorecard (BSC) e Objetivos e Resultados-Chave (OKR). Tais objetivos e resultados podem ser consultados abaixo:
- Objetivo 1. Garantir formações sólidas (técnicas, cidadãs e inclusivas) de discentes com pensamento crítico, aptos ao atendimento das necessidades de desenvolvimento sustentável do mundo contemporâneo.
- Objetivo 2. Fomentar a pesquisa científica qualificada, voltada ao desenvolvimento sustentável, à inovação e à transferência de conhecimento e tecnologia à sociedade.
- Objetivo 3. Promover a interação transformadora e inovadora com a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento nos aspectos educacional, tecnológico, cultural, artístico, ambiental, social, político e econômico.
- Objetivo 4. Consolidar o posicionamento, de forma a fortalecer a imagem e a reputação institucional alinhados à missão e à visão da universidade junto aos seus colaboradores, usuários, parceiros e comunidade
- Objetivo 5. Oferecer assistência estudantil e oportunidades visando tornar o ambiente universitário acolhedor, acessível, seguro, diverso e inclusivo
- Objetivo 6. Garantir o atendimento da perspectiva dos usuários no desenho, execução e avaliação de serviços institucionais.
- Objetivo 7. Garantir a efetiva comunicação institucional, interna e externa, ágil, transparente, relevante, acessível, inclusiva, assertiva e empática, prezando pelo uso de tecnologias.
- Objetivo 8. Promover a modernização e a inovação administrativa como parte da cultura organizacional, aperfeiçoando os mecanismos de gestão e de governança institucional voltados a obtenção de resultados de valor.
- Objetivo 9. Prospectar e consolidar oportunidades para fortalecer a rede de parcerias institucionais, bem como o bom relacionamento com usuários potenciais e atuais, e com egressos.
- Objetivo 10. Promover a gestão de pessoas de forma humanizada, pautada no desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores e demais agentes públicos, na cooperação e colaboração, e no reconhecimento de desempenho
- Objetivo 11. Aprofundar os mecanismos institucionais para promover a racionalização de recursos públicos, voltados à ampliação de receitas, à otimização de despesas e à promoção da transparência pública
- Objetivo 12. Promover a modernização dos serviços de TIC, voltados ao pleno atendimento das demandas internas e à transformação digital dos serviços oferecidos à comunidade
- Objetivo 13. Garantir o desenvolvimento da infraestrutura e da logística adequadas à excelência da execução das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, prezando pela saúde, segurança, qualidade, sustentabilidade e acessibilidade
Para visualizar os resultados-chave relacionados a cada perspectiva e objetivo estratégico, basta clica no botão abaixo:
Programas Estratégicos
Os programas estratégicos compartilham resultados-chave com os objetivos estratégicos e propõem atuação transversal da Unifei sobre questões específicas, detectadas durante a etapa de identificação de necessidades institucionais.
O Profor busca incentivar a formação continuada de docentes, obrigatória a recém-contratados, em estágio probatório, e complementar aos demais visando mitigar os desafios relacionados às complexidades da atuação docente na Universidade, tais como: as relações atinentes ao processo de ensino-aprendizagem contemporâneo e à transferência de conhecimento e tecnologia por meio da pesquisa e da extensão, a integração ao ambiente administrativo institucional e as implicações da legislação pertinente à carreira do magistério federal. Serão promovidos processos voltados ao aprendizado, à troca de experiências, à reflexão crítica sobre a prática docente e à construção permanente e coletiva das identidades desses profissionais.
O PDV-STAE visa proporcionar aos servidores técnico-administrativos em educação (STAE) da UNIFEI oportunidades de desenvolvimento e valorização, alinhadas à melhoria contínua do clima organizacional e ao reconhecimento do desempenho individual e coletivo para o atingimento de objetivos institucionais, bem como ao atendimento das expectativas dos usuários dos serviços da instituição. Busca, por meio da implementação de iniciativas sistematizadas, promover a gestão estratégica e humanizada do corpo TAE, aprimorando os processos de seleção e provimento, admissão e lotação, movimentação, incentivo à capacitação e qualificação, avaliação, saúde e segurança nas condições de trabalho, retenção de talentos e promoção e ascensão na carreira.
O Prodes visa, transversalmente, imbuir o desenvolvimento sustentável social, econômico e ambiental como pauta permanente da atuação institucional, nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração, indo ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral das Nações Unidas. Busca garantir a articulação institucional para sensibilizar, encorajar e valorizar ações que contribuam para a implementação efetiva de uma Política de Sustentabilidade, bem como de um Plano de Logística Sustentável abrangente.
O Praide visa promover uma cultura organizacional voltada à construção de um ambiente universitário acessível, inclusivo, diverso e equitativo, tendo como bases o acolhimento, o respeito e a representatividade. Busca sensibilizar, incentivar e fomentar a implementação de ações em todas as esferas acadêmicas voltadas à construção de espaços livres de qualquer tipo de violência e discriminação, nos quais se promovam o empoderamento e a autonomia das pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, oferecendo-lhes condições e oportunidades de desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.
O Pupa visa não somente atrair e reter usuários e parceiros para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da Universidade, como também ampliar o acesso aos resultados provenientes destas parcerias à comunidade acadêmica e externa. Este programa contempla a implementação de ações para aprimorar os processos de comunicação voltados à divulgação científica e de resultados institucionais e a institucionalização de instrumentos que promovam o estreitamento das relações entre a Universidade e as comunidades onde se localiza, por meio da educação, da ciência, da inovação, do empreendedorismo, da cultura, do esporte e do lazer.
O Papse é um programa voltado especialmente ao desenvolvimento de projetos ou ações que visam, diretamente, promover a permanência e o sucesso dos estudantes de graduação e pós-graduação da Unifei, seja no ensino presencial ou a distância. Contempla a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e administração com foco na melhoria substancial das taxas de retenção, evasão e sucesso.
Elaboração da Estratégia
Em elaboração.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é parte integrante do processo avaliativo das Instituições de Ensino Superior – IES, estabelecido pelo Ministério da Edcuação, através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) – Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O documento abaixo orienta, de modo geral, a constituição básica das diretrizes de elaboração do planejamento estratégico das IES.
Em elaboração.
A proposta do PDI 2024-2028 da Unifei foi amplamente discutida, sendo apresentada para a comunidade acadêmica. A estratégia foi discutida pelo Conselho Universitário em 8 reuniões.
Seminário para a comunidade acadêmica da proposta do PDI 2024-2028 da Unifei, para assistir acesse o Youtube.
Apresentação da proposta do PDI 2024-2028 para o Conselho Universiário (Consuni) da Unifei, para acessar clique aqui.
As pesquisas e Consultas Públicas realizadas durante o processo de elaboração do PDI tiveram seu principal objetivo ouvir as demandas de discentes, de servidores docentes e técnicos, de ex-alunos e de parceiros, além de considerar as contribuições da Comunidade Acadêmica interna e externa para o desenvolvimento e progresso da Unifei nos próximos 5 anos.
- Painéis das contribuições da 1ª Consulta Pública (clique aqui), 2ª Consulta Pública (clique aqui), 3ª Consulta Pública (clique aqui) e 4ª Consulta Pública (clique aqui).
- Pesquisa de interesse sobre cursos do ensino superior: Para acessar o relatório da consulta feita sobre o interesse dos cursos de ensino superior, clique aqui.
- Contribuições das Consultas aos Membros do Consuni para o PDI 2024-2028: Para acessar os resultados da consulta sobre Visão Institucional aos membros do Consuni, clique aqui e da a consulta sobre Missão e Valores Institucionais aos membros do Consuni, clique aqui.
Os Grupos de Trabalho (GT) do PDI 2024-2028, foram, inicialmente, designados pela Portaria n° 301, de 09 de março de 2023. Esses grupos são compostos pelo coordenador do GT, supervisor da SDI, membros de áreas técnicas da Unifei e membros da comunidade acadêmica, como servidores técnicos, docentes e discentes, sendo estes indicados e voluntários para a execução das atividades.
As portarias de nomeações, extraídas dos Boletins Internos de Serviço da Unifei, podem ser consultadas clicando aqui.
As temáticas dos 13 Grupos de Trabalho podem ser visualizadas aqui.
Monitoramento da Estratégia
O foco do monitoramento é identificar sucessos e fracassos, por meio de uma avaliação sistemática de coleta, análise e síntese de dados sobre os processos de gestão da cadeia de valor, gestão do sistema de medição de fesempenho, gestão de projetos estratégicos e gestão orçamentária. Para acessar a lista de indicadores estratégicos da Unifei, clique no botão ao lado e para monitorar o acompanhamento, navegue no painel abaixo.
Para acessar a lista de indicadores estratégicos da Unifei, clique aqui.
Avaliação e Revisão da Estratégia
A avaliação da estratégia deve buscar validar os resultados alcançados pela Instituição, identificar eventuais atrasos e desvios de rota, analisar alterações relevantes no ambiente interno e externo, revisar objetivos e metas estratégicas, avaliar o uso de recursos em processos e projetos estratégicos e ações para tratamento de riscos, identificar eventuais estratégias emergentes que mereçam ser consideradas para fins de ajuste no percurso e prever desvios de rotas futuras vislumbradas que possam dificultar ou impedir a execução da estratégia planejada.
Em elaboração.
Em elaboração.
Outros Planos Institucionais
O Plano Anual de Contratações (PAC) é um documento que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar, no exercício subsequente.
Plano Anual de Contratações (PAC) – https://prad.unifei.edu.br/dpo/planejamento-anual-de-contratacoes/
Painel de Compras – http://paineldecompras.economia.gov.br/planejamento
Com o objetivo de capacitar os servidores para que, no exercício de suas funções, tratem dados pessoais na Universidade Federal de Itajubá, o Plano de Capacitação de Proteção de Dados Pessoais busca a adequação da Unifei à Lei n° 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e em consonância com item 5, sobre capacitação, do Questionário de Auditoria do TCU sobre a adequação dos Órgãos à LGPD, e cumprindo o Plano de Trabalho do CGPPDP da Unifei, aprovado na 1ª Reunião Extraordinária, ocorrida em 06 de maio de 2022, este Plano de capacitação foi desenvolvido pelos membros do comitê gestor da LGPD na Unifei.
O Plano de Dados Abertos (PDA) é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, pois planeja as ações que visam a abertura e sustentação de dados nas organizações públicas. Cada órgão/entidade possui a obrigação de elaborar um PDA com vigência de dois anos.
O conteúdo do PDA é regulamentado pela Resolução n.º 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA). Um PDA somente é considerado válido e vigente quando apresentar todos os itens determinados no Art. 4º da Resolução, ou seja, caso apresente alguma pendência, não é considerado válido.
Com a publicação do Decreto nº 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, foi instituído, entre outros instrumentos, o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), que deverá ser elaborado anualmente com o registro das necessidades de desenvolvimento dos servidores e das ações planejadas para atendê-las.
O PDP é elaborado a partir do levantamento das necessidades de desenvolvimento apontadas pelos gestores da universidade. Com base nesse levantamento, e após aprovação do Reitor, tais necessidades são submetidas à aprovação do órgão central do SIPEC.
Plano de Desenvolvimento de Pessoas – https://prgp.unifei.edu.br/plano-desenvolvimento-pessoas/
O Plano de Logística Sustentável – PLS é um instrumento de planejamento, onde são definidas ações, metas, prazos de execução e formas de monitoramento e avaliação, que possibilitam à Universidade estabelecer e acompanhar as práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos.
Em razão da complexidade de sua estrutura, e pelas necessidades e particularidades de
cada campus, o PLS será individualizado por cada campus, e será aprovado pela Pró Reitoria de Administração – PRAD.
A norma do PLS da Unifei foi revista e aprovada pela Resolução nº 57 / 2020 – CEPEAd.
Plano de Logística Sustentável – Unifei
2020 – https://drive.google.com/file/d/1bIr9iKPJH2OY2-jSaUpiFQ95XiGXkm9T/view
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) é um instrumento de planejamento com o objetivo de orientar a instituição sobre os direcionamentos a serem adotados pela área gestora de TIC, abrangendo toda a Universidade. Este PDTI foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI), Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEAd) e recomendado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI).
A Proposta Orçamentária da Unifei é composto pelo Plano de Diretrizes Orçamentárias, Plano de Execução Orçamentária, Plano Tático Operacional (PTO) e Distribuição Orçamentária das Unidades Acadêmicas.
Os Planos Quinquenais de Capacitação Docente são estruturados por cada Unidade Acadêmica, com o assessoramento da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), e seguem critérios estabelecidos pela Comissão.
Planos Quinquenais de Capacitação – https://unifei.edu.br/cppd/planos-quinquenais-de-capacitacao/
O Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Universidade Federal de Itajubá tem como objetivos ampliar e democratizar o acesso e permanência dos discentes da Unifei, atuando de forma a minimizar os efeitos das desigualdades sociais, reduzir as taxas de evasão e retenção e contribuir para o desempenho acadêmico dos discentes, nos termos dos artigos 1o, 2o e 5o do Decreto no 7.234 de 19 de julho de 2010.
DAE – https://prg.unifei.edu.br/dae/
Norma PAE – https://drive.google.com/drive/folders/1uiQw9XpreIT8uqOQC6_u05u51MFWONJb
A Política de Internacionalização da Unifei com o objetivo geral de atender aos pressupostos da internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão e aos princípios da inclusão no universo acadêmico de pessoas que tradicionalmente têm sido excluídas desse espaço.
Política Institucional de Internacionalização da Unifei – https://owncloud.unifei.edu.br/index.php/s/vhi4wDJsA3eUyXZ
Política Linguística da Unifei – https://owncloud.unifei.edu.br/index.php/s/jAx2h0arrKyHYZX